O Vidro Jumbo na Arquitetura e Construções Modernas
- Nicole Moraes
- 5 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Os avanços alcançados na produção de Vidro Jumbo e o aprimoramento dos equipamentos utilizados em seu transporte, manuseio e instalação, vem possibilitando a construção civil e a arquitetura o desenvolvimento de projetos arrojados no que diz respeito aos quesitos de modernidade, criatividade, sustentabilidade e segurança. Vidros de grandes dimensões são parte de projetos arquitetônicos de diversas funcionalidades e estão cada vez mais presentes por possibilitarem resultados estéticos e funcionais com êxito.
As medidas e especificações do Vidro Jumbo, têm crescido nos últimos anos, os vidros de grandes dimensões têm se transformado na opção mais viável, tanto para obras comerciais, como para obras residenciais. A arquitetura atual está inovando o modelo das construções tradicionais; feitas em sua grande maioria com paredes apenas de concreto; e desenvolvido projetos envidraçados que estão modernizando a engenharia civil, com edificações bem elaboradas e despojadas, que proporcionam exposição além de aproveitarem de maneira mais eficiente a luz natural.
Atualmente, as grandes feiras do setor tem apontado o crescimento da utilização do Vidro Jumbo na construção civil, mostrando a presença cada vez maior de lojas, prédios comerciais, residências, fachadas, ambientes internos e externos, aeroportos e inúmeras edificações feitas com grandes espaços de vidro utilizando o Vidro Jumbo. Os mercados europeu e americano tem influência direta nesta transformação, especialmente em países europeus e do Extremo Oriente, onde encontramos edificações com extensas áreas envidraçadas e com o mínimo de recortes. Nestas regiões estão concentrados 90% dos fornos de têmpera para vidros de grande dimensão, adequados para atender aos projetos arquitetônicos mais modernos e diferenciados.
O tamanho padrão de vidro fabricado no Brasil varia entre 2,000mm, 2,200mm e 2,400mm por 3,100mm. Para ser considerado jumbo o vidro deve ter pelo menos uma de suas medidas superior a dimensão padrão de 3,210mm, atualmente o Vidro Jumbo ultrapassa consideravelmente estas medidas. Inicialmente, as dimensões máximas de uma folha de Vidro Jumbo chegava a medir 6,000mm por 3,210mm, estas medidas foram sendo superadas e hoje o mercado mundial produz Vidro Jumbo com medidas de até 9,000mm por 3,200mm. Outras características dos vidros de grandes dimensões são: o recebimento da chapa jumbo na vertical, o transporte da chapa na horizontal, o beneficiamento – Corte, Laminação, Lapidação, Insulagem, Têmpera e Blindagem; e por último a entrega e instalação do vidro.
Comments